Quem Precisa de Análise?

Atualmente ainda há quem considere que a psicoterapia é para quem tem “problemas” ou enfrenta inadequações anormais. Quando alguém procura um terapeuta, muitas vezes pode ser visto com o preconceito de que não consegue resolver-se sozinho.

Diante dessa visão, costumo dizer duas coisas:
1) Quem não tem problemas?
2) Quem imagina que pode “resolver-se sozinho”, havendo tantas possibilidades de aprendizados e conexões?

De forma um tanto simplista, mas eficaz, pode-se dizer que fazer terapia é como ir à academia: uma cuida da nossa saúde mental, a outra da saúde do corpo. Tanto uma prática quanto a outra são eficazes na construção de uma vida saudável e plena, mas demandam tempo, dedicação e compromisso. Quantas vezes arrumamos desculpas para não sair da zona de conforto e não mudar o que incomoda, porque vai dar trabalho!


Para estarmos em equilíbrio precisamos manter alertas a consciência, a clareza, o compromisso e a constante construção de adaptações positivas.


A vida muda, nós mudamos.

A vida é movimento e para lidar com isso precisamos entender esses movimentos, dentro e fora de nós.

Quem faz psicoterapia passa a se conhecer mais e melhor, descobre suas forças internas, desvenda seus mistérios. Pode desenvolver maior compreensão de si e do entorno, aprende a lidar melhor com as limitações pessoais, pode superar medos e expandir fronteiras interiores.

Este processo é uma jornada de autoconhecimento que permite identificar e compreender os padrões de comportamento que, muitas vezes, nos impedem de alcançar nossos objetivos e viver de forma plena.

Muitas vezes, as pessoas relutam em procurar ajuda terapêutica por acreditarem que precisam ser autossuficientes. No entanto, reconhecer a necessidade de apoio e buscar terapia é um ato de coragem e autocompaixão.


Assim como cuidar da saúde física exige disciplina e esforço, cuidar da saúde mental requer um compromisso contínuo consigo mesmo


É importante desmistificar a ideia de que terapia é apenas para momentos de crise. Na verdade, ela pode ser uma ferramenta valiosa para qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, que deseja melhorar seu bem-estar emocional e psicológico.

Ao investir no autoconhecimento e no crescimento pessoal, estamos construindo uma base mais sólida para enfrentar os altos e baixos da vida com resiliência e sabedoria.

Next
Next

A Aliança Terapêutica: Pilar Fundamental da Psicoterapia